Uma maneira fácil e simples de checar a sua tireoide e cuidar da sua saúde

Você já fez um teste de tireoide?

A tireoide é um órgão em formato de borboleta localizado na parte frontal do pescoço. Ela não pesa mais do que trinta gramas mas, apesar de seu peso pequeno, ela tem uma importância fundamental para todo o nosso organismo. Ela é responsável pelo metabolismo, crescimento e desenvolvimento de nosso corpo, bem como da manutenção de sua temperatura.

O funcionamento correto da tireoide é regulado através de dois importantes minerais: iodo e magnésio. Basicamente, esses dois elementos são responsáveis pela saúde da glândula.

Existe um teste simples para testar o nível de iodo no organismo que pode ser feito facilmente em casa:

Molhe uma bola de algodão em tintura de iodo e aplique-a em seu braço. Se a mancha marrom sumir mais rápido do que em 24 horas isso pode significar que o seu organismo sofre com a falta de iodo. Remédios que contém iodo nem sempre garantem que você está recebendo o suficiente deste elemento.

A tintura de iodo pode ser encontrada em qualquer farmácia. Anote a hora em que você “pintou” o seu braço e cheque regularmente a coloração pelas próximas 24 horas.

Como entender os resultados:

A ideia é que o seu corpo vai absorver o iodo da tintura. Quanto mais rápido isso acontecer, mais o seu corpo precisa de iodo:

  • Se a mancha fica mais clara mas não desaparece em 24 horas tudo está ok
  • A mancha quase desapareceu em 18–24 horas, você tem um pequeno déficit
  • A tintura desapareceu quase ou completamente em 12–18 horas significa que você precisa ingerir mais iodo
  • Se a mancha sumiu em 6–12 horas você tem um problema sério e é melhor verificar com um médico
  • Se em menos de 6 horas você já não vê mais a mancha é melhor ir para um médico da tireoide imediatamente

Se o seu déficit for pequeno, você pode simplesmente mudar de dieta. O sal no Brasil contém iodo por lei, mas não exagere. Coma mais batatas assadas, camarão e atum. Você também pode ingerir mais leite, ovos cozidos, iogurtes, bananas e morangos.

Se a sua falta de iodo for mais séria, visite um médico. Os danos causados por problemas da tireoide são seríssimos.

Deixe seu Comentário:

comentários