Veja o que acontece com seu corpo quando você para de fumar. Incrível!

parar-de-fumar-post

Todo mundo já sabe que fumar faz mal à saúde. Não obstante, às vezes é difícil largar esse hábito nocivo, seja por motivos psicológicos, por falta de motivação ou simplesmente pelo vício causado pela nicotina.

Nós, do Bombou.net, sempre tentamos incentivar hábitos saudáveis. Por isso, trazemos nesse artigo algumas informações sobre o que acontece com o corpo quando uma pessoa deixa de fumar.
Os funcionários do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) realizaram uma pesquisa e publicaram dados sobre os efeitos desse hábito no nosso organismo.

Após 20 minutos do último cigarro, o organismo já começa a se beneficiar de mudanças que duram muitos anos.

20 minutos

O coração volta a funcionar normalmente. Os capilares da rede vascular são restabelecidos. A circulação sanguínea melhora e aumenta a sensibilidade dos dedos das mãos e dos pés.

12 horas

O nível de monóxido de carbono no sangue começa a diminuir e o de oxigênio a aumentar. A composição do sangue volta ao normal.

De 2 semanas a 3 meses

O risco de uma parada cardíaca começa a reduzir. Os sintomas do vício desaparecem. A circulação sanguínea nos vasos periféricos melhora. O tecido pulmonar se regenera e o funcionamento dos pulmões melhora muito.

De 1 a 9 meses

A tosse e a falta de ar diminuem. Isso não é imediato, já que os pulmões precisam de tempo para eliminar as substâncias nocivas que foram acumulando.

1 ano

Acaba a necessidade de tabaco. A pele fica mais saudável e elástica. O risco de uma doença cardíaca diminui em 50%.

5 anos

A circulação volta ao normal completamente. Os indicadores de risco de derrame cerebral reduzem a níveis de não fumantes. O sistema nervoso e imunológico passam a funcionar muito melhor.

10 anos

O risco de desenvolver câncer de pulmão diminui pela metade em relação a um fumante. O risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, rins e pâncreas também diminuem muito.

15 anos

O risco de sofrer uma doença cardíaca ou a probabilidade de contrair uma doença oncológica é o mesmo de uma pessoa que não fuma.

Fonte: CDC

Deixe seu Comentário:

comentários