Nasa quer que você resolva a merda deles

No “desafio espacial do cocô” (é sério isso), a ideia é que você ajude a criar uma nova solução para as fezes dos astronautas.

astrounauta-desafio

Todo mundo faz cocô – até o astronauta no espaço. Mas a Nasa não está sabendo lidar com os próprios dejetos e, agora, quer a sua ajuda para resolver um problema bem fedorento: o que fazer com as fezes dos astronautas?

Você já deve saber que, no espaço, a galera faz cocô em privadas de sucção a vácuo, que sugam o  material e liberam-no para fora da estação. Uma vez livre, as fezes são atraídas pela gravidade terrestre e queimam, como estrelas cadentes na nossa atmosfera (só que de cocô, rs). Até aí, tudo bem.

O problema é quando os astronautas não podem fazer uma pausa para ir ao banheiro: quando eles estão vestidos com suas roupas especiais para o espaço – por exemplo, quando estão esperando a decolagem ou o pouso, ou ocupados demais pilotando a nave. Nessa ocasiões, eles usam fraldas, mas a solução não é ideal: um procedimento de pouso, por exemplo, pode demorar até 10 horas. Eca.

É aí que você entra. A Nasa está organizando um desafio espacial do cocô (sério, esse é o nome oficial da coisa), em busca de uma solução melhor para as fraldas de pouso e decolagem. O concurso está rolando em parceria com o HeroX, um site de financiamento coletivo voltado especificamente para a solução de problemas bizarros como esse.

O concurso pode até parecer brincadeira, mas é coisa séria: com o aumento da duração das viagens espaciais, as necessidades mais básicas se tornam desafios. Imagine uma viagem até Marte baseada em fraldas? Não dá, né?

De acordo com as regras do concurso, a Nasa está procurando “uma roupa espacial que colete as fezes humanas e as mantenha longe do corpo, sem que os astronautas precisem usar as mãos ou parar o que estão fazendo. O sistema precisa operar em condições espaciais – nas quais sólidos, fluidos e gases flutuam em gravidade zero e não necessariamente se misturam ou interagem do mesmo jeito que fazem na Terra. A roupa também deve manter os astronautas vivos e saudáveis por até 6 dias – ou 144 horas”. O vencedor ganha um prêmio de US$ 30 mil – e, claro, fama eterna na internet.

E aí, você tem o que é preciso para limpar o cocô espacial? Então, você tem até o dia 20 de dezembro para mandar um projeto de captação de bosta para o concurso (é só clicar no botão “accept challenge”). As soluções precisam colher pelo menos 1 litro de cocô por dia – e até 80 mL de sangue menstrual por 6 dias (afinal, ninguém merece ficar sangrando E cagando enquanto trabalha, não é mesmo?).

Add Comment