O Bombou.net reuniu para você alguns simples exercícios que requerem apenas algumas respirações, com o objetivo de acalmar e aliviar o estresse. São técnicas que já foram testadas e que se revelaram muito eficientes.
Todo exercício respiratório que tem o objetivo de ajudar no relaxamento tem como base a respiração profunda e controlada.
Regras básicas para realizar exercícios de respiração e aliviar o estresse
- Realize qualquer exercício respiratório de pé ou com as costas apoiadas, para que fiquem totalmente retas.
- É melhor fazer os exercícios com os olhos fechados, recorrendo à técnica de meditação que recomenda a imaginação de paisagens bonitas e agradáveis.
- É importante que você se concentre apenas no processo e inspirar e expirar. É difícil, pois a mente fica trazendo todo tipo de pensamento pra atrapalhar. Mas se concentre.
- Você deve não apenas limpar sua mente dos pensamentos negativos, mas também relaxar todos os músculos. Dê especial atenção aos ombros, pescoço e rosto, áreas cujos músculos costumam ficar muito tensos.
- Para se acalmar, faça os exercícios entre 5 e 10 vezes. Não se sobrecarregue.
- Durante a inspiração, imagine seu corpo sendo preenchido não só de oxigênio, mas também de energia renovada e tranquilidade.
- Periodicamente, durante os exercícios, repita as seguintes afirmações: «Estou tranquilo», «Estou me acalmando», «Estou relaxando».
1. Para se livrar do estresse rapidamente
Faça uma inspiração curta, mas relativamente profunda. Depois, prenda a respiração por 4 segundos e exale de forma completa, profunda e vagarosamente. Em seguida, faça uma pausa de 5 segundos e volte a encher os pulmões de oxigênio.
2. Para relaxar e limpar a mente
Coloque uma mão na testa, outra na nuca. A posição favorece o fluxo sanguíneo nestas regiões da cabeça, ajudando a limpar a mente da ansiedade e tensões, além de abrir novos caminhos rumo à solução de problemas durante situações estressantes. Sem tirar as mãos, inspire e expire tranquilamente, mantendo o ritmo da respiração.
3. Para se acalmar
- Inspire profundamente, depois expire através dos lábios, apertando-os. Solte o ar lentamente em exalações curtas, sentindo como o oxigênio sai do organismo.
- Provoque um bocejo artificial. Ao abrir a boca ao máximo, para sentir a tensão da mandíbula inferior, inspire suavemente, sentindo os pulmões encherem. Prenda a respiração por 2 segundos, e expire lentamente.
- Faça uma inspiração completa, não segure o ar e solte-o pela boca. Os lábios devem formar um círculo. Solte o ar em exalações curtas. A fase inicial deve ser mais longa, aos poucos, a quantidade de ar que sai dos pulmões deve ir diminuindo. Espere uns 5 a 10 segundos e repita o processo.
Estes simples exercícios irão mostrar que, para ficar totalmente tranquilo, algumas respirações são suficientes. Não deixe o estresse tomar conta!